Ulbra e Consórcio Público Intermunicipal assinam termo de cooperação em prol do Projeto Geoparque Cânions do Sul

O documento foi assinado pelo reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, e pelo prefeito de Torres Carlos Souza ( foto)

23 de outubro de 2019

Com o propósito de unir esforços, recursos e competência para promover o desenvolvimento regional, educacional, científico e tecnológico, foi assinado nessa quinta-feira, 10 de outubro, termo de cooperação técnica entre a Universidade Luterana do Brasil e o Consórcio Público Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul- SC e RS, gestor do Projeto Geoparque.

O documento foi assinado pelo reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, e pelo prefeito de Torres Carlos Souza (representando o Consórcio). Ambos destacaram a importância do termo de cooperação, com tempo indeterminado de vigência. O reitor disse que é uma honra para a instituição participar deste processo. Carlos Souza – que representou o Consórcio devido ao fato do presidente Valdionir Rocha estar em licença saúde – destacou que a iniciativa com certeza vai fortalecer o desempenho do Projeto Geoparque. Entre as autoridades presentes, o Pró-Reitor de Planejamento e Administração professor José Paulinho Brandto e o Diretor Geral da Ulbra Torres, professor Daniel Pereira Cardoso de Brum.

Para a consecução do objetivo do termo, o Consórcio compromete-se a desenvolver em parceria as atividades propostas pela Ulbra e pelos dirigentes do Consórcio responsáveis pelas atividades de extensão, pesquisa e ensino da ULBRA. “O consórcio Deve promover a participação efetiva dos participantes/membros nas ações extensionistas e em outras atividades de Educação, propostas pela Universidade, receber a comunidade acadêmica interessada em participar das atividades de extensão, pesquisa e ensino, entre outros”.

Em contrapartida, a Ulbra compromete-se a “colaborar para o desenvolvimento das ações propostas, divulgar o Consórcio junto aos meios de comunicação, ações, atividades e sociedade civil organizada sobre as iniciativas realizadas em conjunto, divulgar junto aos seus cursos de graduação e/ou pós-graduação as ações desenvolvidas pela entidade parceira através das atividades de extensão, pesquisa e ensino, entre outros”.

Sobre o projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul 

O projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul  é um esforço de toda comunidade local  de implementar os princípios propostos pela UNESCO no território formado por 7 municípios  – marcados pelos maiores Cânios da America do Sul – que guardam importantes elementos do patrimônio geológico que contam a história da Terra e da evolução da vida na Terra. O território engloba os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, APA Rota do Sol, Parques Estaduais de Taínhas, Itapeva e Guarita

O projeto abrange sete municípios da divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, totalizando 2.830km² :Em Santa Catarina os municípios são Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande e no Rio Grande do Sul, os municípios são Torres, Mampituba e Cambará.

 

 


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados