Vereador de Torres defende respeito e inserção dos mais velhos em discurso pelo Dia do Idoso

Gimi (foto) cobrou principalmente ações públicas nos programas de governos municipais, estaduais e federal que cumpram o Estatuto da categoria social

6 de outubro de 2018

Na última sessão da Câmara de Torres, realizada na segunda-feira, dia 1º de Outubro, o vereador Gibraltar Vidal, o Gimi (MDB), em seu espaço de tribuna discorreu sobre a importância dos Idosos no país e sobre as necessidades urbanas e sociais que o setor público e a sociedade deveriam suprir perante a categoria dos mais velhos na nação. O discurso foi feito por conta de o dia 1º de outubro ser a data que é comemorada no Brasil o Dia do Idoso.
“Pena que a sociedade não valoriza o idoso e, ao contrário, ainda sugere sua prematura retirada das atividades produtivas”, exclamou o vereador. Para Gimi, os idosos possuem conhecimentos e diferenças acumuladas que não são reconhecidas pelo mercado de trabalho, que consequentemente deixa de receber potenciais valores passados por idosos por conta de sua experiência de vida em família e na coletividade. Para o vereador, a sociedade deveria fomentar para que pessoas com mais idade fossem colocadas em grupos de trabalhos nas empresas para que os idosos pudessem trabalhar mais (se quisessem) e, principalmente, para que as decisões no trabalho tivessem mais a voz da experiência.

Falta total de políticas públicas para cumprir a lei

Mas como homem público, o discurso do vereador focou mais na falta de ações efetivas dos gestores municipais, estaduais e federais para pelo menos cumprir o que está colocado, por lei, no Estatuto do Idoso. Para Gimi, os mais velhos não estão recebendo serviços coletivos sequer para propiciar que possam transitar e conviver onde habitam. “Nos planos de ação de programas para presidente, como estamos assistindo agora e para outros programas apresentados em eleições, não vemos o destaque de políticas públicas para atender a população de idosos, um desrespeito moral e legal, pois não cumpre a lei que está estabelecida”, disse.
Ao final de seu pronunciamento, o parlamentar torrense sugeriu como homenagem ao dia do Idoso uma reflexão propositiva: que a sociedade reveja seus conceitos perante os mais velhos. Para Gimi, “o mundo vai melhorar com a valorização dos idosos nas atividades da sociedade, além de mostrar mais respeito à população específica, respeito este merecido e legalmente estabelecido”.
“Nós temos verdadeiras bibliotecas vivas entre nós e por isso não podemos de forma alguma desprezar isto, como temos feito”, sentenciou o vereador torrense.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados