Está tramitando na Câmara Municipal de Torres a INDICAÇÃO 069/2023, de autoria do vereador Rafael Silveira (PSDB), que formaliza que o Poder Executivo (Prefeitura) execute a instalação de um programa de Cercamento Eletrônico (por câmeras) no ambiente do Município.
O Vereador pede ao prefeito formalmente o que já havia sugerido em pronunciamentos passados na Câmara Municipal sobre necessidades de Segurança Pública, desta vez formalizando por Indicação.
O autor da matéria defende que a implantação de um sistema de Vídeo-monitoramento (cercamento eletrônico) fortaleceria a segurança pública em Torres e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e visitantes. Para o vereador este tipo de equipamento auxilia na redução dos índices de criminalidade e a manutenção da ordem pública, ampliando e facilitando de forma significativa as ações extensivas dos agentes de segurança, tornando o seu trabalho mais eficiente e seguro.
Rafael Silveira alerta, também, que a atitude do poder público municipal mostra a efetiva participação da cidade no Sistema de Segurança Integrada (coordenado pelo Governo do Estado do RS), bem como a sua Integração no sistema de compartilhamento de informações para a operacionalização de monitoramento e cercamento eletrônico local.