Entrará em trâmite na sessão da Câmara dos Vereadores de Torres, na sessão ordinária de segunda-feira (dia 21 de novembro), uma INDICAÇÃO, de autoria do vereador Silvano Borja (PDT), que sugere ao Poder Executivo (Prefeitura de Torres) para que abra processo de concessão para que uma empresa possa explorar o aluguel para passeios de pedalinhos e caiaque na Lagoa do Violão, como já existiu outrora.
O autor da Indicação lembra que Torres é uma cidade “Turística”, consequentemente que tem como objetivos institucionais oferecer atrativos para os visitantes da cidade. O vereador defende, ainda, que não se pode esperar que somente a orla marítima, Rio Mampituba, o mar e as formações rochosas sejam as principais alternativas para cativar o público.
Silvano encerra sua justificativa à indicação afirmando que a municipalidade e a sociedade locais têm que dar opção para àqueles que não querem ficar na praia. E que alternativas como a exploração dos Pedalinhos na Lagoa servem também para espalhar o público que no verão, que fica muito concentrado na beira do mar e na beira do rio, o que ajuda ainda que seja fomentado o comercio do entorno da Lagoa do Violão e do centro em geral.
Licença já foi aprovada em 2019
Na mesma Câmara municipal, no ano de 2019, vereadores de outra legislatura aprovaram projeto de lei que autorizara a concessão pública, mediante licitação, para a atividade demandada desta vez pelo vereador Silvano. À época, a lei definia inclusive que os recursos que fossem recolhidos pela prefeitura – em troca do pagamento da Concessionária vencedora na licitação – seriam revertidos da seguinte forma: 75% para o Fundo Municipal de Turismo e 25% para o Fundo Municipal do Meio Ambiente, através dos respectivos Conselhos.