Vereadora torrense debate ações da Procuradoria da Mulher com deputada e visita chefe da Polícia Civil do RS

No Rio Grande do Sul, as atividades da Procuradoria da Mulher tiveram início em 2015, e hoje a deputada empenha esforços para que o órgão seja implantado em todos os Legislativos municipais

Vereadora Carla Daitx com a deputada estadual Franciane Bayer (e); Chefe de Polícia Civil do RS, Nadine Anflor, com vereadora torrense
6 de julho de 2021

As demandas da Procuradoria da Mulher no Poder Legislativo de Torres foram levadas à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (24), pela vereadora Carla Daitx. Responsável pelo órgão na Câmara de Vereadores, a progressista esteve no gabinete da deputada estadual Franciane Bayer (PSB), que está à frente da Procuradoria da Mulher no Parlamento gaúcho e apresentou à vereadora as linhas de atuação do colegiado na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal – e o diálogo dessas instâncias com os municípios.

Única mulher integrante do Poder Legislativo torrense, Carla apresentou um panorama das atividades desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher no município. ”Hoje nossas principais lutas estão focadas conquistar o nosso Posto Policial da Mulher e ampliar a rede de atendimento à mulher vítima de violência, o combate aos efeitos da crise ocasionada pela pandemia às mulheres chefes de família e as políticas de atenção à saúde da mulher”, descreveu.

Na oportunidade, as parlamentares também trataram da distribuição gratuita da publicação “Bailarinas também choram”, voltada à prevenção do abuso sexual na infância e adolescência. Carla garantiu seu compromisso em viabilizar a distribuição do material para as escolas do município e, também, na interlocução com vereadoras do litoral para a implantação da Procuradoria da Mulher nos municípios que ainda não contam com o colegiado.

Sobre a Procuradoria da Mulher

No Rio Grande do Sul, as atividades da Procuradoria da Mulher tiveram início em 2015, e hoje a deputada empenha esforços para que o órgão seja implantado em todos os Legislativos municipais e para fortalecer parcerias para ações e projetos, especialmente os que dizem respeito ao combate à violência contra a mulher e às políticas de estímulo à empregabilidade da mulher.

“A crise ocasionada pela pandemia afetou de maneira mais severa as mulheres. São elas as mais atingidas pelo desemprego no último ano, principalmente as mulheres com filhos. São situações urgentes que nos desafiam a criar políticas capazes de garantir o sustento de tantas famílias que hoje dependem de um olhar atento do poder público”, avalia Franciane.

Visita a chefe da Polícia Civil do RS

Além disso, na condição de Procuradora da Mulher do Poder Legislativo de Torres, a vereadora Carla Daitx (Progressistas) esteve na última terça-feira (29) na sede da Chefia da Polícia Civil do Estado, em Porto Alegre, para tratar de políticas protetivas às mulheres e meninas vítimas de violência.

A parlamentar foi recebida pela delegada Nadine Anflor, chefe de Polícia Civil do RS, que anunciou novas instalações para a delegacia de Torres como prioridade do Governo do Estado. Carla apresentou as ações da Procuradoria da Mulher e solicitou que o Executivo Estadual examine também a possibilidade de inauguração de um Posto Policial da Mulher no município. O pleito da vereadora progressista considera a posição estratégica ocupada pela cidade na região do Litoral Norte, especialmente em períodos de veraneio, quando a população ultrapassa 300 mil habitantes. Somado a isso, por todo o ano, o Posto da Mulher atenderia, além de Torres, os municípios de Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.

“É uma reivindicação antiga das comunidades dos oito municípios, que clamam pelo fortalecimento das ações de combate à violência doméstica, em específico, à violência contra a mulher, que se intensificou nos últimos anos e tem se agravado desde o início do período da pandemia da Covid-19”, sustentou Carla, ao assegurar à delegada Nadine a interlocução com os entes envolvidos para garantir agilidade na viabilização das novas instalações da DP.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados