OPINIÃO – DA INTOLERÂNCIA À GUERRA

"O que penso ser ANORMAL, na última década, é a emergência de uma extrema direita, que é até proibida em alguns desses países. Chegam ao poder e estigmatizam a esquerda, classificando-a como EXTREMISTA e INIMIGA, tal como está acontecendo nos EUA neste segundo mandato de Trump"

10 de setembro de 2025

Indagado se irá negar vistos à delegação brasileira à Assembleia da ONU, DONALD TRUMP disse estar chateado com o Brasil, porque nosso Governo passou para a esquerda. Boa oportunidade para se esclarecer uma questão crucial sobre ideologia política. Esquerda e Direita são – ou eram – expressões “normais” nas Democracias Ocidentais.

O que penso ser ANORMAL, na última década, é a emergência de uma extrema direita, que é até proibida em alguns desses países. Chegam ao poder e estigmatizam a esquerda, classificando-a como EXTREMISTA e INIMIGA, tal como está acontecendo nos EUA neste segundo mandato de Trump. Lamentável.

Isso já havia acontecido, no início do século XX na Itália, Japão e Alemanha, levando-os à deflagração da II Guerra. Naquele tempo ainda tivemos a sorte de contar no bloco ocidental, contra eles, vários países, principalmente Inglaterra, França e Estados Unidos. Eram os ALIADOS.  Venceram a guerra e abriram o mundo ocidental para uma Era de Bem-estar geral e desenvolvimento.

Até agora, porém, neste novo surto extremista de direita, só o BRASIL, no mundo ocidental, está resistindo à ANORMALIDADE, aliás, timidamente, evitando confrontos. Ainda não se sabe até que ponto poderemos ser realmente APOIADOS pelo BRICS, grupo geoeconômico ao qual pertencemos. Em represália, já fomos sancionados com o tarifaço, exigências absurdas de intervenção na política interna do país e aplicação da Lei Magnitsky contra um membro da Suprema Corte. Com isso, passamos a viver momentos de grande tensão e expectativa em nossas relações com EUA.

Sempre bom lembrar que uma das características da EXTREMA DIREITA aninhada na CASA BRANCA é a INTOLERÂNCIA. Assim foi, outrora, com o fascismo, ora reavivado. Trata-se de uma ideologia que condena todos os que não se sujeitam à sua visão, como INIMIGOS. Não é, aliás, rigorosamente,  uma doutrina política, é uma seita: OU CRÊ OU MORRE! Tudo muito lamentável.

É a democracia liberal, enfim, sucumbindo, mais uma vez ao fanatismo. Ou as INSTITUIÇÕES AMERICANAS, apoiadas pela OPINIÃO PÚBLICA param o tirano ou vamos conhecer, no mundo inteiro, dias cada vez mais tumultuados. PARA MUITOS ISSO JÁ APONTA PARA  A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL, com orçamentos militares cada vez mais elevados nos países centrais!




Veja Também





Links Patrocinados