Visitando a Biblioteca de Torres

27 de maio de 2014

 Por Guile Rocha  

 

 

Localizada em frente í  Lagoa do Violão (Avenida José Maia Filho, n º 505), a Biblioteca Pública Municipal Clóvis Webber Rodrigues é um lugar agradável para a leitura e o estudo. Porém, o cidadão desavisado irá passar por frente ao local e nem irá saber que lá há uma biblioteca: isso porque não há nenhuma placa informativa, chamando a atenção do local. Mas o fato é que, desde março de 2012, a biblioteca está estabelecida neste espaço, contando com um acervo de mais de 15 mil tí­tulos da literatura brasileira e estrangeira, livros e revistas de diversas áreas do conhecimento para pesquisa.

A biblioteca também é um bom lugar para o cidadão interessado em pesquisar sobre a história e os costumes de nosso municí­pio. Há volumes do clássico historiador torrense Ruy Rubem Ruschel, da cronista Maria Helena Gonçalves e outros ilustres escritores locais.

 

O uso da biblioteca

 

Eduardo Meireles é bibliotecário com formação acadêmica e 10 anos de atuação profissional na área. Há quatro meses ele trabalha em nossa biblioteca municipal. Eduardo conta ao jornal A FOLHA que, durante a temporada de veraneio a maior parte dos usuários da biblioteca foram de veranistas e turistas. "Até porque, como aumenta a oferta de emprego, o torrense está trabalhando mais e tem menos tempo. E há as férias escolares também. Já no inverno o cidadão local participa mais, principalmente o pessoal da terceira idade e os jovens da rede pública de ensino, que chegam aqui para fazer pesquisas".

A biblioteca municipal de Torres vem recebendo muitas doaçíµes, a comunidade mostra-se voluntariosa neste ponto. Há, inclusive, vários tí­tulos renomados da literatura atual “ como os best-sellers de Dan Brown e da série ˜Game of Thrones™ (escrita por George Martin). Algumas doaçíµes são volumosas. Recentemente uma senhora trouxe para nós quatro caixas cheias de livros, por exemplo, indica Eduardo, que complementa: Temos algumas obras que possuem exemplares repetidos – e que pretendemos trocar (fazer permuta) por outros tí­tulos de outras bibliotecas públicas, para qualificar mais nosso acervo,

 

Dos livros a internet

 

Quanto a possibilidade de estabelecer um telecentro na biblioteca, disponibilizando computadores com acesso a internet, Eduardo diz que não é esta a prioridade no momento. "Ainda temos que catalogar muitos tí­tulos que recebemos recentemente, redistribuir o acervo para conseguir liberar algum espaço fí­sico. Ai sim, com mais espaço, seria possí­vel ter um telecentro" ressalta o bibliotecí´nomo.

Aproveitando o assunto internet, o bibliotecí´nomo de Torres fez um paralelo entre aquilo que se lê na internet e nos livros. Na internet tu tens informaçíµes válidas e pertinentes, mas também há muita criação de boatos, dados errados sobre determinado assunto. Como é muito mais fácil publicar algo na internet do que num livro, temos uma quantidade enorme de informação, mas pouco disso é realmente confiável, é mais difí­cil fazer um filtro daquilo que vale a pena ler na internet. No livro, por todo o trabalho que se tem na publicação do mesmo, há uma garantia maior de que aquilo que está escrito é importante, foi pensado e pesquisado".  

 

Visite! Utilize!

 

Para associar-se na Biblioteca de Torres, é necessário apenas apresentar documento de identidade, comprovante de residência e realizar o pagamento de uma taxa de R$ 5,00 para confecção da carteirinha. O local fica aberto de segunda a sexta, das 8h as 12h e das 13h30 até 17h30.

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados