Surfistas se unem para limpar furnas de Torres

Projeto 'Operação Furnas' é realizada desde 2013 pelo Projeto Praia Limpa Torres, organizado pela AST, em parceira com o Corpo de Bombeiros e a equipes de Salva Vidas

Surfistas entram nas furnas para recolher lixo (Carolina Coral / Divulgação)
26 de janeiro de 2018

Mais uma vez, surfistas de Torres reuniram-se na manhã desta quarta-feira (24) para realizar a já tradicional “Operação Furnas”. Desde 2013 organizada pelo projeto Praia Limpa Torres  (vinculado à Associação dos Surfistas de Torres – AST) o mutirão de limpeza nas furnas da Torre do Meio contou com a parceira do Corpo de Bombeiros e a Equipe de Salva Vidas de Torres.

Pelo menos 15 surfistas ajudaram no recolhimento. Foram retirados cerca de 40 quilos de entulhos, como garrafas plásticas (objeto mais encontrado), canudinhos, isopor, chinelos e até uma bola de futebol.  O material recolhido foi encaminhado ao descarte adequado.

“A operação de limpeza das furnas é uma alegria para os participantes, porque preservamos um dos locais mais lindos de Torres e temos certeza de que estamos deixando um legado para as futuras gerações”,  comentou Alexis Sanson, coordenador do Projeto Praia Limpa.

 

Uma ação com história

 

Este evento de limpeza no local remete há uma ação ocorrida há mais de 20 anos atrás, e mostra que o conceito de sustentabilidade ambiental está há muito tempo presente entre surfistas radicados em Torres. Numa manhã do ano de 1995, os amigos Marcel de Rose e Zeca Scheffer (in memorian) aproveitando-se das condições favoráveis e foram retirar suculentos mariscos das rochas, para uma refeição. Mas eles se surpreenderam com a quantidade de embalagens, garrafas e outros resíduos que lá se encontravam depositados. Os mariscos tiveram que ficar para depois, e o lixo foi retirado em sacos de linho, em cima das próprias pranchas, em longa remanda até a praia.

E o legado ambiental dessa ação perdurou e renovou-se com o passar dos anos. Desde 2013 a ‘Operação Furnas’ vem sendo anualmente realizada pelos surfistas – sempre com apoio do Corpo dos Bombeiros e  Salva Vidas.

Pessoal envolvido na ação deste ano – (Praia Limpa Torres – divulgação

Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados