Aprovada lei que disciplina a política de Regularização Fundiária Urbana em Torres

Trata-se do procedimento orgânico para assegurar o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados em áreas urbanas, bem como em áreas rurais com características urbanas.

Comissão Fundiária
20 de setembro de 2022

Foi aprovada recentemente pela Câmara Municipal, projeto do executivo que disciplina a política de Regularização Fundiária Urbana em Torres. Trata-se da Lei 5.287 de 9 de setembro de 2022 que institui, regulamenta e disciplina a política de regularização, prevista na Lei Federal 13.465, de julho de 2017 e no Decreto Federal 9.310, de 15 março de 2018. O prefeito Carlos Souza, o secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, e secretário de Obras e Serviços Públicos, Mauro Dias, junto com o presidente da Comissão de Regularização Fundiária, Cézar Nascimento dos Santos, mostraram-se entusiasmados com a aprovação. Conforme o prefeito, a regularização do imóvel irá garantir a segurança jurídica para o morador quanto à posse das terras e agradeceu o apoio dos vereadores, iniciativa que contribuirá para o desenvolvimento da cidade.

A Regularização Fundiária Urbana é o procedimento para assegurar o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados em áreas urbanas, bem como em áreas rurais com características urbanas. A regularização fundiária serve para compatibilizar o registro de imóveis com a realidade. Com a REURB o morador passa a ter o direito real sobre a terra em que está assentado por meio do título de posse.

Com o propósito de entregar Certidões de Regularização Fundiária Urbana – REURB, a Prefeitura criou o Programa Casa Legal, por meio da Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã. Com a crescente necessidade de regularização dos loteamentos irregulares no município de Torres, foi criado ainda em 2021 o Programa, que se baseia na lei federal da REURB, prevendo a regularização fundiária nos núcleos urbanos. Desde então, empresas têm procurado a Prefeitura em busca de informações sobre os procedimentos de REURB no município.

Para atender a essa nova demanda, foi criada uma comissão para estabelecer a normatização dos procedimentos de REURB em âmbito municipal, que se reúne semanalmente com esse intuito desde novembro de 2021. A comissão está conduzindo os primeiros agendamentos de visita às comunidades, a serem divulgadas diretamente nos locais, em convite direto aos moradores desses núcleos que possam ter interesse nos procedimentos de REURB.

Segundo o secretário Matheus Junges, o município tem várias áreas que carecem de regularização, e o Programa Casa Legal é o primeiro passo para dar a dignidade e os direitos que os moradores desses locais merecem. Informa que as empresas e empreendedores interessados nos procedimentos de REURB devem procurar a comissão municipal pelo e-mail reurb@torres.rs.gov.br ou ramal 51 3626.9150 ramal 304 ou pelo link: https://torres.rs.gov.br/casalegal/


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados