AINDA DOADORES DE CULTURA EM TORRES

"Participo de um grupo que promove passeios culturais na forma de Roteiros Turísticos Histórico/Culturais chamado “Pé na História”. Este grupo tem como objetivo principal valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade de Torres" (por Roni Dalpiaz).

31 de agosto de 2022

Fazer e divulgar Cultura no Brasil nunca foi fácil, agora está mais difícil ainda. Defender o Patrimônio histórico da cidade, segue a mesma lógica. Na resistência, ao longo dos anos, alguns pioneiros da cultura local seguraram (ou adiaram) essa ameaça de destruição. A luta é contínua e, por nossa sorte, de tempos em tempos surgem novos batalhadores desta causa, e assim o revezamento é feito. Infelizmente estamos sempre um passo atrás, e, por este mesmo motivo, muitas vezes perdemos algumas batalhas.

Entrei nesta batalha há algum tempo, transito na área cultural da forma que posso e dentro das minhas limitações. Utilizo esta coluna e meus textos para alertar ou denunciar a perda ou descaso com o nosso Patrimônio Histórico, seja em forma material (casas, monumentos, documentos, livros) ou na forma imaterial (lendas, causos, oralidade).

Além disso, participo de um grupo que promove passeios culturais na forma de Roteiros Turísticos Histórico/Culturais chamado “Pé na História”. Este grupo tem como objetivo principal valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade de Torres. Estes roteiros são passeios por lugares de importância histórica de Torres, acompanhados por personagens caracterizados que contam histórias do local visitado. Ao todo são quatro roteiros: Na Trilha do Tempo, Voo da Urucuera, Portal dos Quatro Elementos e Respingos dos Mares de Antes. Além da informação e da atividade turística, esses Roteiros Turísticos, têm como objetivo voltar o foco para estas relíquias históricas, despertando o interesse das autoridades e da comunidade à importância da preservação e conservação desse belo patrimônio da cidade. E o faz com um grande diferencial que é o de relatar a história através de personagens devidamente paramentados dando nova vida aos lugares visitados.

Por transitar por vários grupos relacionados à Cultura local, fui convidado a representar um deles, o CEHTR (Centro de Estudos Históricos de Torres e Região), no COMPHAC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural). Lá participando há alguns meses, surgiu a oportunidade de unir os roteiros aos moradores da cidade: o dia do Patrimônio Histórico Nacional (17 de agosto). Este trabalho (dos roteiros) se encaixou muito bem com a programação do COMPHAC de comemorar o dia do Patrimônio Histórico Nacional com um passeio pelo centro histórico da cidade.

Nessa união de objetivos, no dia 20 de agosto, o grupo “Pé na História”, apresentou para o público torrense o roteiro “Na trilha do tempo”. Um roteiro que visita os mais antigos prédios históricos da cidade, desde o farol até o centro histórico, mostrando e sensibilizando os participantes sobre a preservação deste patrimônio da cidade.

E desta forma, mostrando, explicando e sensibilizando principalmente o morador local, é que poderemos, no futuro, comemorar verdadeiramente o dia em questão. E é desta forma, também, que teremos a oportunidade de recrutarmos cada vez mais defensores e ativistas na constante luta da preservação do nosso, já exíguo, patrimônio histórico.

Então, nada melhor que comemorar, sensibilizar e apresentar, pois quem não conhece, não defende.




Veja Também





Links Patrocinados