LANÇADA UMA CÁPSULA DO TEMPO DE TORRES

"O livro 'Cápsula do Tempo - Cronologia de um passado' surgiu da necessidade de identificar e datar fatos, acontecimentos e marcos da história da cidade de Torres ao longo dos anos"

27 de novembro de 2022

No dia 14 de novembro fiz o lançamento do livro Cápsula do Tempo – Cronologia de um passado, durante o evento  Farol Literário.

Este livro surgiu da necessidade de identificar e datar fatos, acontecimentos e marcos da história da cidade de Torres ao longo dos anos. Já tinha algumas destas datas e fatos elencados no meu livro anterior, Diário a bordo, mas senti que deveria deixar isso escrito em algum lugar. Mas o que realmente me levou a escrevê-lo foi um fato que ocorreu durante uma palestra que participei como ouvinte aqui mesmo na cidade de Torres. Em um determinado momento o palestrante perguntou para a plateia em que ano a cidade havia se emancipado. O silêncio foi total! Algumas pessoas que me conheciam me olharam como se pedissem a resposta. E eu “travei”, deu “branco”, não lembrei a data. Eu que sabia, e sei, de muita história, fatos e, principalmente datas, não tive reação. Esqueci!

A idade está pesando, os anos vão passando e a memória vai se esvaindo aos poucos, e antes que isso aconteça definitivamente, eu resolvi colocar tudo o que lembrava, e também o que já havia esquecido, dentro de um livro.

Aproveitei a reclusão da “pandemia” para ler e reler quase todos os livros que envolviam autores e a cidade de Torres. Busquei fatos desde o descobrimento do Brasil e as primeiras menções da cidade até o ano de 2020. Separei os fatos por datas: O descobrimento (1500 à 1700), Os fortes (1701 à 1800), O Alferes (1801 à 1825), Imperadores (1826 à 1850), Crescimento (1851 à 1900), A era Picoral (1901 à 1930), A cidade (1931 à 1959), O salto (1960 à 1980), Recomeço (1981 à 1990) e Atualidade (1991 à 2020). Ali estão os primeiros mapas, índios, colonizadores, imperadores, intendentes, prefeitos, empreendedores, escritores, enfim fatos marcantes, personagens marcantes da história da cidade.

Convidei minha amiga Débora Fernandes, Pedagoga, ativista cultural e pesquisadora, para prefaciar o livro e ela me presenteou com um belo texto do qual eu destaco a seguinte parte:

“E o semeador saiu a semear. Quando o Roni me convidou para prefaciar este belo trabalho, lembrei instantaneamente da Parábola do Semeador, que fala que as sementes que caíram em terras boas germinaram, deram frutos e novas sementes a serem semeadas. É a parábola do conhecimento. Ruy R. Ruschel foi o grande semeador da História de Torres, suas crônicas semanais foram lançadas ao tempo, muitas encontraram terras férteis que cresceram, frutificaram e geraram novas sementes. Roni certamente recebeu estas sementes, e sendo uma boa terra, e com uma constante rega de conhecimentos, saiu a semear. (…) Agora Roni Dalpiaz nos apresenta um livro de efemérides de Torres. Um livro com uma editoração lúdica, agradável, de linguagem acessível que certamente servirá de porta de entrada para muita pesquisa futura, uma vez que instiga ampliar o saber sobre respectivo fato, além da possibilidade de situar no tempo da história.”

Não foi fácil fazer uma cronologia da história e de fatos marcantes que aconteceram na cidade de Torres, muita coisa pode ter ficado de fora e algum acontecimento ou fato pode ter várias datas ou versões diferentes das minhas. Mas aí está, pronto e aberto à mudanças.

Espero que esta “Cápsula do tempo”,  um “recipiente” especialmente preparado para armazenar a história datada da cidade, se espalhe pelas casas e bibliotecas e seja encontrado e desfrutado por esta e pelas gerações futuras.

NB: O livro pode ser adquirido diretamente com o autor ou através do site da editora : https://loja.uiclap.com/titulo/ua21360/

Em tempo: quer saber quando Torres se emancipou? Leia no livro!

 




Veja Também





Links Patrocinados