OPINIÃO – OPORTUNIDADE PARA IDOSOS

Coluna de Fausto Jr - Jornal A FOLHA - Torres - RS - Brasil

3 de outubro de 2023
Por Fausto Júnior

No dia 1º de outubro se comemorou o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. E a cidade de Torres tem características diferenciadas em relação a este segmento da sociedade que, por vitórias das descobertas da civilização está alcançando cada vez mais longevidade. É que por ser na beira do oceano e ter o clima ameno destes lugares como outro diferencial, a cidade é equipada com a chamada 2ª casa de muitas famílias, segundas casas estas que foram compradas para inicialmente ser morada de temporadas de verão, mas que agora estão se transformando em moradas de seus proprietários, que ao se aposentar vêm para o litoral aqui habitar em sua reta final de vida, geralmente por ver nisto uma escolha mais serena e saudável para ele e para seus familiares.

Todas estas características indicam que, além de Torres ter idosos mais longevos locais (como outro qualquer lugar do mundo civilizado), ela recebe idosos de fora que vêm aqui morar como explicação acima. E isto também acaba “viralizando” e se tornando moda entre a terceira idade, o que faz com que até pessoas que não tinham casa aqui passem a querer ter, o que mostra um nicho de mercado para quem quer atender as necessidades e ter lucro com isto.

Construir um prédio (ou vários) votado para atender necessidade de idosos, com aptos equipados com itens de segurança e conforto para a necessidade dos idosos, como, por exemplo, corrimãos, pegadores, portas que passam cadeiras de rodas, iluminação automática, pontos de chamamento de urgência e etc. dentro dos cômodos; e na área condominial outras adaptações, como elevadores especiais (maiores), rampas, sinalização com letras maiores e etc.

Se isto for feito ao lado de um centro de convivência para Idosos PÚBLICO, os mais velhos destes prédios teriam, ainda, a chance de conviver num espaço junto a pessoas da mesma idade, mesmo de outras posições econômicas, o que fomenta a sabedoria da pluralidade e da diversidade, coisa que idosos em geral enxergam com facilidade por conta de sua experiência. E o povo de “mais experientes”  da cidade que não tem dinheiro para comprar os aptos equipados, teria pelo menor um centro de convivência para trocar ideias e  vivências sabias entre seus pares de humanidade, independente de posição social.

Idoso é uma realidade social e, consequentemente, uma realidade de oportunidade de mercado e consumo, como também consequentemente uma realidade de geração de emprego e renda para construir e atender estas pessoas. Um ciclo virtuoso completo. Olho no lance!

 

UMA AMOSTRA DA SABEDORIA DO IDOSO

Dona Ingrid Emmer (foto) é uma cidadã que nasceu na Alemanha, veio para o Brasil e nos últimos anos mora em Torres. O que a diferencia de vários idosos sábios que temos na cidade é sua capacidade de estar em todas as atividades de apoio coletivo aos moradores. Participa de vários Conselhos e vai ás reuniões a pé (de bengala) quando não consegue carona para que se leve ou busque.

Abaixo um pequeno texto de Dona Ingrid mandado para minha coluna, o qual publico na íntegra:

Meus queridos e mui amados idosos, que o dia do Idoso seja especial todos os dias, com muita alegria, respeito e amor. 💋

Quanto vale uma palavra de carinho, um abraço, um olhar encorajador, e principalmente um muito obrigado pela dedicação que nos foi dada nesta nossa jornada por este mundo cheio de surpresas e questões, por vezes insondáveis ou até mesmo incompreensíveis? Mas sabemos que o que mais nos alegra é ver o retorno de um olhar, por vezes sem muito foco, mas afetuoso e sempre carinhoso, como se fossemos sempre seus filhos sem idade definida, pois desde o nascimento, infância, juventude, maiores, sempre seremos seus filhos, e estarão sempre ao nosso lado.

Por esta razão, cuidem bem dos vossos pais, avós, dedicando-lhes sempre um amor puro, mesmo que pensais que não podem mais nos entender, mas é então que estais muito enganados, pois um carinhoso abraço por vezes vale mais que muitas palavras ditas sem carinho.

        Dizem que hoje é o “dia do idoso”, mas não é verdade, pois todos os dias devemos nos lembrar de agradecer por ainda podermos compartilhar com suas vidas.

 Que Nosso Criador abençoe a todos.  Com muito carinho, Ingrid Emmer.

 

OPORTUNISMO BARATO

Durante uma Audiência Pública, realizada na Câmara, para dar espaço da população ser “ouvida” (audiência)  sobre   seus questionamentos em ralação às regras de urbanização de Torres, o vereador João Negrini utilizou a tribuna para desabafar sobre o que considera uma mazela do sistema de participação aberta nas decisões coletivas. Ela lamentou que lá no plenário estivesse presente uma pessoa que morava em cima de dunas, mas que judicializava questões de moradores próximos às dunas,   sugerindo que estas residencias fossem proibidas…. Oportunista…

Reclamou também de um caso de pessoa ( que também estaria participando da audiência) que vendeu sua casa para uma construtora demolir e fazer um edifício, mas após pegar o dinheiro foi ao Ministério Público sugerir que esta mesma casa fosse proibida de ser construída,  alegando que se trataria de uma arquitetura rara e que  “o  exemplar” deveria ser tombado ( oportunidade de ganho duplo)

Concordo com o vereador Negrini em número, gênero e grau. E digo mais: não sei como o Ministério Público recebe estas demandas oriundas de oportunistas que enxergam nos ritos das leis no Brasil oportunidades de se darem bem ao subtrair posses ou direitos de outrem.

O caso da Lava a Jato no Brasil é emblemático. Depois de a TV se tornar um balcão de divulgação de crimes empilhados descobertos pela policia federal, uma manobra jurídica deste tipo  anulou tudo e deixa o Brasil sem chão,  deixa sem chão um local ocupado por população ainda pouco estudada e que pode estar achando que o mundo é dos espertos, como estes exemplo acima. Olho no lance.




Veja Também





Links Patrocinados