PRINCIPAIS ATRATIVOS DE TORRES? Uma lista difícil e complicada

Tente listar pelo menos 10 atrativos turísticos da cidade de Torres. Pense neles como se você fosse apresentá-los para alguém que nunca tenha vindo para Torres. Como ficou?

28 de outubro de 2022

Como é difícil fazer uma lista, não acha?

Não vale a lista de compras? Que embora seja também complicada não chega a ser difícil. Difícil é pagar!

Mas voltando à lista. Tente fazer uma lista de pelo menos 10 livros que mais gostou de ler, certamente se voltar a fazê-la lembrará de algum que ficou de fora da primeira lista. Assim será com filmes, cidades, comidas, e uma infinidade de coisas que possam ser listadas.

Que tal fazermos um pequeno exercício juntos. Tente listar pelo menos 10 atrativos turísticos da cidade de Torres. Pense neles como se você fosse apresentá-los para alguém que nunca tenha vindo para Torres. Não precisa usar qualquer ordem de importância ou outra coisa que qualifique ou desqualifique o atrativo. Simplesmente faça a lista. Fez?

Vamos ver se bate com a minha.

1-Parque da Guarita; 2-Morro do Farol; 3-Praia da Cal; 4-Prainha; 5-Molhes; 6-Ponte Pensil; 7-Lagoa do Violão; 8-Ilha dos Lobos; 9-Torreão Salva-vidas; 10-Itapeva.

Quantos atrativos da sua lista coincidiram com a minha? Acho que pelo menos cinco, não foi? Parque da Guarita, Morro do Farol, Lagoa do Violão, Ilha dos Lobos e Molhes. Comparando com os listados pela prefeitura em seu site, vejo que dos quinze lá listados, sete não estavam na minha lista. Bah! Esqueci de colocar a Igreja São Domingos na minha lista e a Casa Número 1, como esqueci?

Viu como é difícil. E é difícil também escolher o que colocar e o que deixar de fora, assim como fez a prefeitura na sua listagem de atrativos em seu site.

Mas vamos lá, além dos listados acima por mim, poderemos agregar a Igreja São Domingos, a Casa Número 1, a Santinha, o monumento ao Surfista, o chalé Memorial do Surf, o rio Mampituba e o Abrigo (antiga sede da SAPT). Aí teríamos 17 listados. Então que tal aumentarmos a lista para 20, um número redondo! Vamos colocar o Belvedere, o Museu Histórico (antiga Prefeitura), os casarios da rua Júlio de Castilhos para completar os vinte.

Certamente alguém vai lembrar de mais algum atrativo, que embora não seja relevante para mim ou para a prefeitura, pode ser relevante para você. E aí teremos que, novamente, aumentar o número listado ou retirar algum desta lista.

Viu como é realmente complicado. Ainda bem que não temos nenhuma lista para fazer, não é?

Na verdade, eu tenho. Eu e toda a sociedade torrense representada no COMPHAC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Torres) estamos fazendo uma primeira listagem dos bens culturais edificados para o inventário desses bens. Já existe uma listagem feita em 2018, mas como a nossa listagem aí acima, ela cresceu. Havia muitos bens de relevância fora dessa lista assim como alguns dos bens listados em 2018, já nem mais existem.

Estavam nesta lista (de 2018) 46 bens, destes, três estão em péssimo estado (Abrigo, Cenecista, Museu), um está sendo restaurado (Torreão) e três foram demolidos.

Uma nova lista está sendo feita e certamente faltará algum bem que seja relevante para alguém. Então se quiser participar desta defesa do nosso bem cultural edificado faça sua lista e envie para algum conselheiro do COMPHAC e ajude a preservar a nossa história.

Igreja São Domingos das Torres (Foto de Prefeitura de Torres)

 




Veja Também





Links Patrocinados