Comissão formada para a Feira do Livro 2022 de Torres

A Feira será realizada de 18 a 23 de outubro de 2022 e em breve a programação e o local serão divulgados.

31 de maio de 2022

Na semana passada formou-se a comissão para a realização da Feira do Livro de Torres 2022. Com o tema “Memórias, Contos e Falas – A Voz de Um Povo”, a Feira será realizada de 18 a 23 de outubro de 2022 e em breve a programação e o local serão divulgados.

O evento é dirigido pela Secretaria de Cultura e do Esporte de Torres, através do secretário da Pasta, José Mauri Rodrigues, que faz parte da comissão junto com membros da Secretaria de Educação, do Trabalho Indústria e Comércio e da Diretoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito.

Recheada de atividades lúdicas, espetáculos e autores dos mais variados temas irão abrilhantar a semana da Feira do Livro, e as escolas de Torres terão atividades diárias para a educação. É a primeira vez que o evento é realizado desde 2019 – tendo sido antes suspenso em decorrência da pandemia de Covid-19.

 

Nelson Adams Filho será o patrono

O patrono da 20ª Feira do Livro será o já conhecido Nelson Adams Filho. O nome já havia sido definido faz tempo –  na data de 20 de outubro em 2020 (em meio a pandemia de Codiv-19) , em uma Live do 1º Encontro on-line de História, Memórias e Poesias, na sede do Museu Histórico de Torres, o Prefeito Carlos Souza anunciou o nome de Adams como patrono da 20ª Edição da Feira do Livro de Torres.

Adams é natural da capital gaúcha e ‘filho de Torres’ desde sua infância. Jornalista de formação, foi pioneiro em diversas áreas da comunicação em Torres. Foi responsável pelo primeiro guia de turismo da cidade, escreveu para revistas e trabalhou em rádios locais. Na área pública, foi assessor de comunicação ma Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal. Além disso, foi correspondente da Cia Jornalística Caldas Júnior e Rede Record para a Rádio Gaúcha, Correio do Povo e Tv Guaíba. Foi editor e proprietário de jornais locais, como Jornal de Torres e Gazeta. Como historiador e pesquisador, editou oito livros sobre a História do Brasil, de Torres e região.

 

Cultura, literatura, educação

A Feira do Livro é um marco no município de Torres, sob o ponto de vista cultural, literário, educacional, do lazer, do turismo e do comércio, onde as famílias se reúnem para acompanhar as atividades proporcionadas, em especial os lançamentos literários e as apresentações culturais. O trabalho pedagógico desenvolvido previamente com as escolas merece seu destaque, culminando com os encontros literários desenvolvidos pelos escritores adotados. “O evento ao longo de sua história precisou renovar e inovar e com isso, todo o ano homenageia uma personagem de destaque por sua dedicação ao desenvolvimento cultural, literário, educacional e histórico para a cidade, sendo nomeado como anfitrião”, indica a Prefeitura de Torres.

O patrono ou patrona, sempre personalidade da literatura gaúcha e nacional é reverenciado pelo seu histórico. Pela Feira de Torres já passaram grandes nomes que foram patronos – entre eles, Moacyr Scliar, Carlos Urbim, Hermes Bernardi Júnior, Martha Medeiros, Sérgio Napp, Gabriel O Pensador, Fabricio Carpinejar, Tabajara Ruas, Letícia Wierzchowisky, Caio Riter, Marcelo Carneiro da Cunha, Léia Cassol, Dilan Camargo, Cínthia Moscovich entre tantos outros que já passaram pelo palco deste – que é um dos maiores eventos culturais da ‘Mais Bela Praia Gaúcha’.

 

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados