No próximo domingo, 24 de setembro, pontualmente as 9h30, ocorre mais uma ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) em Torres. O DMLRP estava previsto para ocorrer no domingo passado, 17 de dezembro, mas acabou sendo transferido em decorrência da previsão de tempo ruim. A realização é do projeto Praia Limpa Torres (Vinculado a AST) e do Gemars (Grupo de Estudos sobre Mamíferos Marinhos do RS).
Evento global, que acontece simultaneamente em mais de 100 países, em Torres a ação ocorrerá pelo quarto ano consecutivo na Praia da Guarita, junto às instalações do Centro de Eventos (antigo restaurante). No ano passado, durante a ação de limpeza de praia, 4 mil itens (de lixo) foram coletados e catalogados, e mais de 300 pessoas estiveram unidas no evento.
Organizador do evento fala sobre experiência e palestrantes
Em entrevista ao jornal A FOLHA, o idealizador do Projeto Praia Limpa Torres e organizador do DMLRP na cidade, Alexis Sanson, ressaltou que, a cada nova edição do evento, sempre há a procura por proporcionar uma experiência única e valiosa para todos que dedicam seu precioso tempo em prol de uma causa tão nobre, agindo por nosso patrimônio natural – sejam nossas praias, rios ou oceanos. “Este ano teremos surpresas, e convidamos todos torrenses, veranistas e até turistas que amam nossa Torres a estarem presentes”.
Os palestrantes do evento DMLRP de 2017 serão o professor Geraldo Lima e canoísta olímpico Gustavo Selbach. Alexis ressalta que estes palestrantes foram criteriosamente convidados pelo conhecimento e experiência que tem sobre temas importantes e, logicamente, relacionados com a causa ambiental. “Mas é importante informar que este não é o único requisito necessário, e sempre nos sensibilizamos com o vínculo afetivo que estes convidados tem com à cidade de Torres. Desde 2014 nossos convidados preencheram este perfil”, salienta o idealizador do projeto Praia Limpa.
Torres: diferenciada no quesito meio ambiente
Segundo Alexis Sanson, o DMLRP já é um evento consolidado em Torres – uma vez que já há 4 anos vem sendo realizado, sempre com grande adesão e divulgação. Para ele, toda repercussão da ação coloca a cidade de Torres como diferenciada no quesito meio ambiente. “Somos uma cidade diferenciada por suas belezas naturais e, sem duvida, o maior objetivo do DMLRP é despertar ainda mais essa vocação de ‘cidade ambiental’ na nossa comunidade. No exterior, cidades que atingem um selo de certificação ambiental trazem em conjunto para sua comunidade inclusive ganhos turísticos, comerciais e sociais. Como sociedade temos o dever de evoluir antes que nos encontremos em um processo irreversível de esgotamento dos nossos recursos naturais”, reflete.
Sejam em ações de limpeza voluntária de praia, executadas pelo projeto Praia Limpa Torres, ou nas palestras de educação infantil na rede de ensino escolar de Torres, Alexis Sanson entende que a melhor educação se dá através do exemplo. “Assim sendo, o evento DMLRP sempre proporciona essa experiência: seja para conscientizar jovens e adultos ou para educar nossas crianças, que representam nosso futuro e que aprendem através do exemplo de tantos voluntários unidos em prol da preservação da nossa natureza. Uma experiência única que se leva para o resto da vida, seja no sentido de questionarmos a necessidade de consumo que temos, seja no sentido de identificarmos o impacto do ser humano ao meio ambiente. Por exemplo: um dos itens mais coletados nas praias do mundo é o CANUDINHO PLÁSTICO. Existe necessidade de consumirmos em larga escala esse item?”, finaliza o idealizador do Projeto Praia Limpa e organizador do DMLRP em Torres.