No próximo dia 23 de março – um sábado – moradores de Torres e região terão a chance de descartar os materiais eletrônicos que não estão mais servindo e viraram, portanto, lixo. O Lions Clube da cidade programou para este dia a disponibilização de sua sede – e dos sócios do clube – para que recebam os materiais durante todo o dia, facilitando a vida das pessoas que querem ao mesmo tempo livrar-se de coisas que não usam e ajudar a preservação do ambiente e da segurança das pessoas da comunidade.
Conforme informa o presidente de Lions de Torres, Francisco Pereira, o clube de serviço constatou que não estão acontecendo campanhas deste tipo na cidade nos últimos anos (pelo menos não com a periodicidade que aconteceu em anos atrás). Por isso o Lions se prontificou com a campanha, que também se encaixa com um de seus pilares sociais, que é a preservação do meio ambiente.
Risco de contaminação
Os materiais eletrônicos, além de prejudicarem o meio ambiente por serem de difícil decomposição natural e de atrapalharem e entupirem fluxos de água naturais, em alguns casos oferecem riscos adicionais aos humanos e animais. Pilhas e outros componentes que possuem produtos químicos agressivos à saúde e sua composição física, se consumidos ou tocados podem adoecer pessoas e animais, em alguns casos com riscos de óbito.
A Sede do Lions Clube de Torres funciona na Avenida Do Riacho, 678. O clube de serviço já tem empresa regularmente cadastrada para encaminhar a reciclagem dos eletrônicos captados como lixo na campanha. São considerados materiais eletrônico TVs, Computadores, telefones celulares e fixos, rádios, dentre outros.