Com o propósito de melhor acolher os cães que se encontram no Canil Municipal de Torres, situado na Estrada do Mar, a Prefeitura investiu neste primeiro semestre exatamente R$ 302.455,02 – uma média de pouco mais de R$ 50 mil mensais. junto ao local Estão neste montante ração de qualidade, clínica veterinária, medicamentos, gastos com pessoal, segurança 24 horas e despesas relacionadas com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado na gestão municipal anterior.
O Canil municipal está, desde o final do ano passado, sendo gerenciado por um interventor nomeado pela justiça. Ele tem a missão de fazer com que a prefeitura municipal execute vários tópicos do TAC – obrigando que hajam melhorias no Canil – e mantenha o local sem a entrada de animais novos acima do limite estabelecido anteriormente também pela justiça (uma vez que o local foi interditado para novos animais. com o Ministério Público.
Conforme a assessoria da prefeitura de Torres, “o Município está comprometido a manter o Canil em funcionamento, assumindo a obrigação de adotar procedimentos adequados e suficientes de gestão. Várias discussões são realizadas para empregar as verbas públicas com eficácia obedecendo a legislação de proteção aos animais. Para este ano, melhorias estão previstas”.
O canil atualmente
Atualmente o Canil trata de 158 cães e dois cavalos. Desde que a nova administração assumiu, estão sendo tomadas ações prioritárias. A aproximação com a sociedade se dá principalmente por meio de campanhas de adoção O Canil conta também com a parceria de algumas entidades e voluntários que trabalham pela causa animal.
De acordo com a veterinária Viviane Franco, responsável técnica pelo Canil, todos os cães abrigados no local estão em condições de adoção. Os interessados podem visitar o espaço acompanhados pelos funcionários que saberão conduzir os visitantes de acordo com o perfil desejado do animal. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e aos sábados, das 8h às 11h.
*Com Prefeitura de Torres