A Rede Apae promove, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano tem como tema Autogestão e Autodefensores: Conquistando caminhos para ser e conviver. A Apae Passo de Torres aderiu a essa semana de sensibilização e conscientização da população em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção na sociedade. Para isso, organizou uma programação especial para seus alunos.
A semana começou com uma mensagem de reflexão envolvendo alunos, pais e profissionais, lembrando da luta constante pela dignidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Na segunda-feira os alunos da Apae Passo de Torres também receberam cuidados especiais do Salão Embeleze e participaram de um lanche especial na Padaria da Ponte.
Já na terça ocorreu um passeio ao Morro dos Macacos, ponto turístico de Passo de Torres, onde conviveram com o meio ambiente, participando de trilhas e de atividades recreativas. Na quarta-feira fizeram uma visita í Escola de Ensino Fundamental Manoel Rodrigues. Na quinta, representantes da entidade participaram da Feira Multidisciplinar em Araranguá, expondo o artesanato confeccionado na Apae.
Integração com a Apae de Torres
O encerramento das atividades especiais será nesta sexta (27) com uma tarde de integração entre os alunos da Apae Passo de Torres e da Apae de Torres. Primeiro, os alunos da entidade gaúcha visitam a sede da Apae do Passo. Depois, os alunos das duas entidades participarão de uma Tarde Dançante de confraternização no Centro de Convivência da 3 ª Idade Amizade, em Passo de Torres. A promoção recebeu o apoio da Secretaria de Ação Social da Prefeitura do Passo, que oferecerá o lanche para os alunos das duas Apaes.
Saiba mais sobre a Rede Apae.
Presente há 56 anos no Brasil, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) é uma associação civil, com foco de atuação na prestação de serviços e na defesa de direitos das pessoas com deficiência, prioritariamente a deficiência intelectual. í‰ constituída por 2.070 Apaes, 23 Federaçíµes Estaduais e uma Federação Nacional. As Apaes contam com a ajuda da comunidade, através de contribuiçíµes e doaçíµes, para desenvolver suas atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, esportes e lazer, sendo o maior movimento social pela dignidade e inclusão das pessoas com deficiência.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída em 1964. í‰ promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional para conscientizar a população a promover a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual.