NOSSO PARQUE DA ITAPEVA!!!
Há mais de três décadas moro frente ao mar numa meia água num chalé de veraneio que dele fiz morada definitiva bem ao lado da Pedra da Itapéva onde a Serra beija pela 1 ª vez o oceano do RGS e que fica lindeiro ao atual Parque Estadual da Itapéva !!!
Confesso que sempre temi que a especulação imobiliária viesse tirar a tranqí¼ilidade daquele visual, dádiva Divina, e presenciar diariamente aquela paisagem que faz qualquer um extasiar-se, virar Poeta e dizer versos !!!
Entristecia-me presenciar diariamente a pesca predatória e a retirada desordenada de mariscos das pedras daquele bucólico e lindo local que veio cessar com o patrulhamento cotidiano dos soldados-guardiíµes da SEMA!!!
Felizmente em 2002 foi criado por Decreto Lei o Parque Estadual da Itapeva através de Técnicos Credenciados da Universidade Federal do RGS, que deu ao Estado, ou seja, a SEMA o dever de fiscalizar, reprimir os abusos e repressão se necessário !!!
Graças ao trabalho da SEMA através do competente Gestor Paulo Carlos Gluber e denodados funcionários patrulhando inverno e verão expondo a vida na defesa do meio ambiente, tem diminuído quase total as agressíµes í natureza do Parque da Itapéva !!!
Quem tem propriedade dentro do Parque Estadual da Itapéva que ainda não foi indenizado, deve procurar a Sede Administrativa da SEMA na Av. Castelo Branco em Torres para ser analisada e ser indenizado tão logo a verba esteja disponível.!!!
O turismo ecológico com a natureza é o que mais cresce no Planeta, e as belezas contidas no Parque da Itapeva neste contesto, atrairão turistas de todas as partes, fato que será de gratidão í SEMA por parte dos Torrenses, de todo do RGS e do Brasil!!!
í‰ lamentável que o Praia da Itapéva ao lado do Parque, assim como todas as Praias do nosso litoral onde residem milhares de habitantes e aposentados definitivos vindos de todo o Estado devido a Estrada do Sol, sofrem o abandono da atual Administração!!!
Os milhares de veranistas que pagam todo o ano seus impostos e que migram os 4 meses quentes já não agí¼entam mais há 6 anos o estado Calamidade Publica que se encontram os acessos e ruas totalmente abandonadas pela Prefeitura do Município!!!