Projeto Turismo Rural Gaúcho édestaque em premiação nacional

13 de agosto de 2010

 

A organização do segmento de turismo rural no Rio Grande do Sul ganha reconhecimento nacional como polí­tica pública, de acordo com os critérios do Ministério do Turismo e do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural. No próximo dia 13, durante a Feira Nacional do Turismo Rural (Feiratur), em São Paulo, o Governo do Estado receberá o prêmio de destaque pelo projeto Turismo Rural Gaúcho.  

Sob a coordenação da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, a organização do turismo rural é um dos programas prioritários do Governo do Estado, com legislação especí­fica. A Lei n º 12.845, de 26 de novembro de 2007, instituiu a Polí­tica Estadual de Fomento ao Turismo Rural, garantindo a criação e a permanente atuação de um grupo gestor especí­fico. "O incentivo ao desenvolvimento do turismo rural oportuniza que famí­lias trabalhem em conjunto na comercialização dos seus produtos, além de oferecer mecanismos que evitam o êxodo rural", destaca o secretário de Turismo, Heitor Gularte, que receberá o prêmio da organização da Feiratur.  

Segundo o secretário, participar do evento significa estar integrado ao principal e mais eficiente veí­culo de promoção comercial do segmento de turismo rural. "Além da visibilidade nacional, a Feiratur oferece um cenário importante para sensibilizar e motivar investidores, fazer contatos e difundir novas tecnologias, serviços e equipamentos direcionados ao setor, gerando novas alternativas de investimentos, parcerias e oportunidades", informa Gularte.    

Consolidada como a maior feira de turismo rural do Brasil, a 7 ª edição da Feiratur ocorre de 13 a 15 de agosto, no Parque da ígua Branca, na capital paulista. A participação do Rio Grande do Sul é viabilizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo. O estande de 18 m ² oferecerá destaque ao turismo rural gaúcho, e os visitantes terão acesso a informaçíµes sobre alternativas de hospedagens e opçíµes de gastronomia. No local, também haverá a comercialização de produtos da agroindústria.  

 A comitiva gaúcha será composta por dez integrantes do Grupo Gestor de Turismo Rural, além de representantes de entidades do setor e de microrregiíµes. Com foco na viabilidade econí´mica dos empreendimentos do segmento, o evento prevê a realização de rodadas de negócios entre empreendedores, operadores turí­sticos e fornecedores, bem como palestras e debates técnicos.  


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados