Projeto Turismo Rural Gaúcho édestaque em premiação nacional
A organização do segmento de turismo rural no Rio Grande do Sul ganha reconhecimento nacional como política pública, de acordo com os critérios do Ministério do Turismo e do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural. No próximo dia 13, durante a Feira Nacional do Turismo Rural (Feiratur), em São Paulo, o Governo do Estado receberá o prêmio de destaque pelo projeto Turismo Rural Gaúcho.
Sob a coordenação da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, a organização do turismo rural é um dos programas prioritários do Governo do Estado, com legislação específica. A Lei n º 12.845, de 26 de novembro de 2007, instituiu a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural, garantindo a criação e a permanente atuação de um grupo gestor específico. "O incentivo ao desenvolvimento do turismo rural oportuniza que famílias trabalhem em conjunto na comercialização dos seus produtos, além de oferecer mecanismos que evitam o êxodo rural", destaca o secretário de Turismo, Heitor Gularte, que receberá o prêmio da organização da Feiratur.
Segundo o secretário, participar do evento significa estar integrado ao principal e mais eficiente veículo de promoção comercial do segmento de turismo rural. "Além da visibilidade nacional, a Feiratur oferece um cenário importante para sensibilizar e motivar investidores, fazer contatos e difundir novas tecnologias, serviços e equipamentos direcionados ao setor, gerando novas alternativas de investimentos, parcerias e oportunidades", informa Gularte.
Consolidada como a maior feira de turismo rural do Brasil, a 7 ª edição da Feiratur ocorre de 13 a 15 de agosto, no Parque da ígua Branca, na capital paulista. A participação do Rio Grande do Sul é viabilizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo. O estande de 18 m ² oferecerá destaque ao turismo rural gaúcho, e os visitantes terão acesso a informaçíµes sobre alternativas de hospedagens e opçíµes de gastronomia. No local, também haverá a comercialização de produtos da agroindústria.
A comitiva gaúcha será composta por dez integrantes do Grupo Gestor de Turismo Rural, além de representantes de entidades do setor e de microrregiíµes. Com foco na viabilidade econí´mica dos empreendimentos do segmento, o evento prevê a realização de rodadas de negócios entre empreendedores, operadores turísticos e fornecedores, bem como palestras e debates técnicos.