Secretaria de Agropecuária apresenta alternativas a produtores de milho verde
Na quinta-feira (09/09), O secretário de Interior e Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, José Vargas Peres e sua equipe se reuniram com produtores de milho verde da zona rural de Torres. O objetivo da reunião era debater novas alternativas para a falta de variedades de sementes de milho verde e o combate a Lagarta do Cartucho, praga que ataca a cultura de milho verde.
Na ocasião, foram distribuídos kits com seis variedades de sementes de milho verde para a experiência de campo. Os kits servirão para que os produtores possam testar e escolher o melhor milho para lavoura, além de oportunizar a produção de suas próprias sementes.
Já no caso da Lagarta do Cartucho, em parceria com a Emater/RS, a equipe da Secretaria de Agropecuária, propí´s aos produtores uma alternativa de controle biológico. Com o uso de uma vespa que parasita o ovo da lagarta, o inseto-praga não chega a se desenvolver, diminuindo, sem o uso de agrotóxicos, a ação da lagarta. A vespa é produzida em laboratório e comercializada em cartelas aos produtores, na lavoura ela é distribuída e quando adulta procura os ovos da Lagarta do Cartucho para fazer a sua postura.
í‰ muito bom ver a satisfação dos produtores quando recebem este apoio técnico da Secretaria. Essas alternativas são para que eles possam cultivar um milho verde livre de agrotóxicos e de boa qualidade, ressaltou o Secretário de Agropecuária e Pesca José Vargas Peres. Além das soluçíµes propostas aos produtores, a reunião serviu para convidar três produtores de milho verde para participar do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.