Teste da orelhinha é realizado gratuitamente em Torres

9 de julho de 2010
Secretário Tiago confere aplicação do teste no Posto de Saúde Municipal

 

A Prefeitura de Torres iniciou na quarta-feira (7/07) a oferta de mais um serviço de saúde í  população: o teste da orelhinha. A Triagem Auditiva Neonatal avalia a audição em recém-nascidos e realiza um possí­vel diagnóstico precoce de alteraçíµes auditivas. No primeiro dia de oferta do serviço foram realizados 30 atendimentos. Poderão realizar o exame no Posto de Américo Muniz dos Reis recém-nascidos de Torres e dos municí­pios de Morrinhos do Sul, Três Forquilhas, Mampituba, Arroio do Sal, Três Cachoeiras e Dom Pedro de Alcântara.    

O exame é ofertado toda quarta-feira das 8h í s 17h, com intervalo das 11h í s 12h40min. Para os recém-nascidos de Torres o agendamento do exame é realizado no Posto de Saúde Central mediante a apresentação da caderneta de vacinação e certidão de nascimento. Já o agendamento do exame para bebês não nascidos em Torres deve ser realizado através das Unidades de Saúdes dos Municí­pios contemplados. O exame é feito pela fonoaudióloga Paula Reck Rodrigues. Para mais informaçíµes sobre o teste da orelhinha entre em contato pelo telefone 3664-1411, ramal 407.  

 O teste da orelhinha é rápido, indolor e deve ser realizado no primeiro mês de vida do bebê. Ele é realizado preferencialmente durante o sono do bebê e consiste na colocação de um fone na parte externa do ouvido, onde são emitidos sons de fraca intensidade no canal auditivo e colhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. O procedimento não dura mais do que cinco minutos e não causa nenhum incí´modo ao bebê.


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados