Na data de 11 de junho, o Prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) e o Secretário do Meio Ambiente Luiz Carlos Schmitt, estiveram participando, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, do programa de governo PRODETUR +TURISMO, do Ministério do Turismo, em apoio ao desenvolvimento e estruturação dos destinos turísticos brasileiros.
Após o lançamento, o Prefeito e o Secretário, tiveram uma reunião reservada com o Ministro do Turismo Vinicius Lummertz e o Deputado Federal Alceu Moreira, onde foi apresentado o projeto CAMINHOS DOS VALES E DAS ÁGUAS, que tem como embasamento principal a Lagoa de Itapeva. O objetivo é que no local seja desenvolvido o ecoturismo sustentável, com propostas de uso para navegação e esportes, além de ações de fiscalização.
Projeto do tipo, prevendo uso eco turístico da lagoa já havia sido apresentado pela prefeitura de Arroio do Sal ano passado (em audiência na Câmara de Torres, por exemplo).Do projeto fazem parte nove municípios, Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Terra de Areia, Torres, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba e Morrinhos do Sul.
A apresentação foi elogiada pelo Ministro que colocou a sua equipe à disposição, para detalhamentos complementares.
Sobre a Lagoa Itapeva
A Itapeva é uma lagoa litorânea, que possui aproximadamente 31,50 quilômetros de extensão e largura média de cinco quilômetros – estando inserida na Bacia do Rio Tramandaí. Torres e Arroio do Sal são diretamente abastecidos com água captada dela (e tratada pela Corsan para consumo). O curso d’água mesmo que desprestigiado, ainda comporta atividades de pesca artesanal devido ao encontro das águas e da vida marinha resultante