Promotor torrense apresenta o MP para alunos da rede pública de Torres

8 de outubro de 2010

 

 

Um dos papéis da educação, em especial nos primeiros anos da escola, é ensinar cidadania; oportunizar aos estudantes conhecer seus deveres e direitos, entender a sociedade em que vivem e as instituiçíµes que a compíµem.   Aqui em Torres, esses ensinamentos já fazem parte da vivência dos alunos de quarta série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Thietbohel. Entre as liçíµes ensinadas está a composição dos Três Poderes e as instituiçíµes que atuam na defesa dos direitos do cidadão. Como parte desse trabalho, os meninos e meninas, que têm entre 9 e 10 anos, conheceram o Ministério Público.      

A Instituição ainda era desconhecida da garotada. Até que um dia alguns alunos ligaram para a Promotoria de Justiça para saber quem são os Promotores da cidade, como parte de uma tarefa. Além de responder a essa dúvida simples, o promotor de Justiça Vinicius Melo de Lima foi além: Chamei as turmas para virem í  Casa do MP em Torres, para uma visita guiada, relata. Dentro dos objetivos do programa Portas Abertas do Ministério Público, avaliamos que seria importante para as crianças conhecer de perto o funcionamento e as atribuiçíµes dessa Instituição, destaca o Promotor.  

 Em um dia de aula diferente, cerca de 60 estudantes compareceram í  Promotoria  na última quarta-feira, (6)  cheios de curiosidade e de dúvidas, apresentadas quase na forma de um roteiro. As perguntas, que pautaram a explicação do Promotor, abordaram o que é e o que faz o Ministério Público, o que é um Promotor de Justiça, como funciona o concurso para o cargo, além de temas como eleiçíµes, meio ambiente, fiscalização em lan houses, proteção da criança e do adolescente.


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados